Numa dessas visitas, um dentista veio me dar a notícia que me deixou em choque: "É bom você procurar um ortodontista, com essa mordida cruzada, você vai acabar perdendo os dentes."
Fiquei em choque por três motivos: 1. Não sabia que tinha mordida cruzada. Como ninguém disse isso antes? 2. Podia ele ter sido mais direto? 3. Perder os dentes era algo que não tinha nos meus planos.
Agora até agradeço ao dentista por ter dado essa recomendação assustadora. Se ele falasse como se fosse um detalhe para ver daqui uns anos, eu sei que iria adiar até piorar a minha situação dentária.
Pesquisando os Tipos de Aparelhos Ortodônticos
Tudo bem. Agora com a notícia e o choque dados, fui pesquisar os tipos de aparelho de dentes disponíveis, seus tratamentos, custos e manutenção.Minha experiência com aparelhos dentários era pouca. Tinha usado um aparelho móvel só para dormir quando era muito pequeno, nem lembro direito. Mas me lembro muito bem de acompanhar minha irmã mais velha, que tinha um fixo, ir mensalmente a um ortodontista e trocar os elásticos e contando com a espera, dava quase três horas de operação mensal. Fora as dores que ela sentia a cada troca de elásticos, era um cenário do qual eu queria fugir no meu tratamento dentário pesquisando os mais diferentes tipos de aparelhos.
E olha, pesquisando deu pra ver que a coisa evoluiu muito. Tem aparelhos estéticos de porcelana, aparelhos autoligáveis e até aparelhos transparentes.
Nesse blog pretendo contar mais como foi o meu processo de escolha do aparelho ideal. As visitas a inúmeros ortodontistas para facilitar a decisão de você que também precisa colocar aparelhos odontológicos.
Também quero tirar fotos e documentar como está sendo o tratamento dentário.